Candidatos a Presidência do Município da Cidade de Quelimane: 1998-2013

Com a criação das autarquias locais em 1997, o município da cidade de Quelimane conheceu vários candidatos que almejavam a presidência da edilidade. A POLIMOZ apresenta, desde já, os nomes dos candidatos e partidos desde as primeiras eleições municipais decorridas desde 1998.

Em 1998 concorreram dois candidatos a saber Pio Augusto Matos, do partido FRELIMO e António Muedo-Renamo-EU.

No ano de 2003, concorreram três candidatos Pio Augusto Matos da FRELIMO, Venceslau Mathere do Instituto para Paz e Desenvolvimento (IPADE) e Leopoldo Ernesto da RENAMO-União Eleitoral (RENAMO-UE).

Para o ano de 2008, Pio Augusto Matos-Frelimo, continuo na corrida a presidência junto do seu partido, Latifo Ismael Xarifo, do partido RENAMO, e, Ana Isabel das Rosas Baptista- Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD).

Em 2011, nas eleições Intercalares por motivos de resignação do seu então edil Pio Augusto Matos, o partido Frelimo indicou Lourenço Abu Bacar-Bico para concorrer junto do candidato do Movimento Democrático de Moçambique, Manuel de Araújo.

Em 2013, o partido Frelimo confiou em Abel Albuquerque para concorrer ao cargo de edil tendo como adversário politico Manuel de Araújo do Movimento Democrático de Moçambique.

 

Ouça, também, o áudio sobre o assunto