Educação Política: o que é e porquê?

É verdade que a consciência política dos cidadãos de Moçambique tem vindo a melhorar. Todavia, nota-se um desconhecimento muito grande dos moçambicanos sobre os assuntos políticos.

Isto não nos pode surpreender, visto que este é um país com graves problemas de educação básica e, as disciplinas escolares, tampouco ensinam sobre as diferentes façanhas do sistema político Moçambicano.

Nos últimos anos, as pessoas mostram vontade recorrente de aprender a política em termos práticos e teóricos. Por isso, o PoliMoz, o primeiro portal digital de educação política em Moçambique quer contribuir positivamente a levar diversos cidadãos a entenderem e a interessarem-se mais pela política através da oferta de conteúdos escritos numa linguagem simples e corrente.

 

 

Se quiser, ouça aqui o podcast que preparamos para si sobre este assunto

Contudo… o que é educação política?

Sem rodeios, no contexto do portal PoliMoz, a educação política é o processo de emissão dum conjunto de ferramentas (informações, artigos, conhecimentos, etc.) com vista a levar o cidadão a compreender melhor o debate político em Moçambique e não só bem como fortalecer a capacidade do cidadão para participar, de forma activa, da política.

 

De que vale a Educação Política?

Educar politicamente os moçambicanos é um passo muito importante para o robustecer da democracia em Moçambique. Este exercício recorda-nos, a nós todos, o papel que temos como cidadãos no desenvolvimento da nossa sociedade. A educação política é importante por oferecer ferramentas para a cidadania e, desta forma, empodera comunidades, grupos e indivíduos.