3 Formas de evitar contendas na Campanha Eleitoral em Moçambique

As campanhas eleitorais têm sido manchadas, muitas vezes, por conflitos conhecidos por “escaramuças” entre membros, simpatizantes e apoiantes de vários partidos. Esta onda de violência em tempos eleitorais tem colocado em causa a jovem democracia Moçambicana. Como evitar contendas no período de campanha eleitoral?

A PoliMoz propõe 3 formas de abster-se de conflitos ou escaramuças, que são:

1. Evite fazer provocações ou ceder à provocações

Durante a campanha eleitoral, podem surgir provocações por parte de alguns membros ou simpatizantes de um partido diferente do seu. Neste sentido, caro cidadão, evite responder às provocaçõesdo adversário, optando por ignorar ou retirar-se do local, se for possível.

2. Não permita que membros do seu partido te influenciem a praticar actos de violência

Não se deixe influenciar por amigos, colegas ou membros do seu partido que queiram praticar actos de violência, poisas consequências da violência podem ser fatais

3. Procure saber da agenda de outros partidos

Procure informar-se sobre a agenda de outros partidos, para evitar choques entre caravanas ou de agendas. Saber da agenda de outros partidos, pode ajudar na medida em que saberá quando e qual via os partidos adversáriosvão percorrer e assim poderá programar sua campanha de modo que não haja conflitos.

Seja um cidadão blindado.

Evite conflitos em campanhas eleitorais e contribua para a solidificação da Democracia em Moçambique.