Sabia que nem todos os votos são válidos?

Caro cidadão! Sabe como o seu voto é classificado quanto ao conteúdo? Antes de tratarmos deste tópico, vamos entender o significado de voto.

Voto é a forma legal de expressar a nossa vontade de escolher quem nos representará no governo de nossa cidade e do nosso país.

Já agora saiba que, quanto ao conteúdo, o voto é classificado de três formas a saber:

 

Voto em Branco

Quando o eleitor não escolhe nenhum candidato, nem partido. Ou seja, considera-se voto em branco ao boletim de voto que não tenha qualquer sinal.

 

 

Voto nulo

considera-se voto nulo o boletim no qual: (i) tenha sido assinalado em mais de um quadrado; (ii) haja dúvidas quanto ao quadrado ou área rectangular assinalada; (iii) tenha sido assinalado no quadrado ou na área rectangular correspondente a uma candidatura que tenha desistido das eleições; (iv) tenha sido feito qualquer corte, desenho ou rasura; (v) tenha sido escrita qualquer palavra.

 

Voto válido

Um voto é válido quando o eleitor assinala devida e correctamente no quadrado ou na área rectangular que corresponde ao seu candidato.

Nota: Não é considerado voto nulo, o boletim de voto no qual a cruz ou a impressão digital não tenha sido perfeitamente desenhada ou colocada, ou ainda exceda os limites do quadrado ou da área rectangular.

Caro cidadão, VOTAR PODE FAZER A DIFERENÇA para o seu futuro e o de sua família! Por isso, vote correctamente.