12 de Outubro: Conheça os 5 compromissos do professor moçambicano

12 de Outubro: Conheça os 5 compromissos do professor moçambicano

Hoje, dia 12 de Outubro, comemora-se em Moçambique, o Dia do Professor. Igualmente, nesta data, a Organização Nacional de Professores (ONP) celebra o aniversário da sua existência desde que foi fundada a 12 de Outubro de 1981, ano que foi institucionalizado o dia dos professores.

Em Moçambique, os professores são representados pela ONP. Os professores, segundo este organismo, têm duas responsabilidades fundamentais: (i) ensinar e (ii) promover a divulgação do conhecimento cientifico. O código de conduta do professor moçambicano estabelece cinco compromissos que devem orientar este profissional que, de forma abnegada, contribui grandemente para o desenvolvimento do país através da formação de diversos quadros.

 

O primeiro compromisso do professor é com os alunos -> a 1ª obrigação profissional dos professores de Moçambique é com aqueles a quem ensinam (os alunos).

O segundo compromisso do professor é com os pais e encarregados de educação -> O trabalho do professor poderá enriquecer-se caso houver uma colaboração saudável com os Pais e Encarregados de educação, encorajando, por isso, a sua participação na educação.

O terceiro compromisso do professor é com a sociedade -> A missão do professor consiste, fundamentalmente, na preparação do Homem para a vida em/na Sociedade.

O quarto compromisso do professor é com a profissão -> Os professores devem envidar todos os esforços para manterem e promoverem altos padrões profissionais, contribuindo para atrair os mais inteligentes para o exercício da profissão.

O quinto compromisso do professor é com a integridade -> Os professores moçambicanos devem pautar pelo abandono e denuncia de todo o tipo de práticas que minam a qualidade de ensino em Moçambique, comprometendo os esforços de desenvolvimento socioeconômico em curso.

 

Hino do Professor Moçambicano

Nós somos educadores das gerações
Marchemos todos firmes, decididos
Na formação do Homem novo
Na construção de um Mundo melhor

A nossa luta é pela paz
Nosso combate pelo progresso
Ciência e técnica nas mãos do povo
Moçambique será sempre rico e forte

A unidade e o livro são nossas armas
Eduquemos com exemplo e firmeza
No amor à Pátria, no amor ao Povoa trabalhar,
Professores, venceremos