Dicas de como proteger-se e evitar o acidente de viação

A causa de muitos acidentes de viação é a falta de cuidado e segurança por parte dos condutores (pessoas que conduzem ou dirigem veículos) e pedestre (pessoas que andam a pé), para evitar este cenário, a PoliMoz traz algumas regras de segurança na via pública a saber:

  1. Use o Cinto de Segurança

Todo aquele que estiver dentro de um carro deve usar o cinto de segurança. Os que andam de mota ou bicicleta devem usar capacete, luvas, devem proteger o joelho e o cotovelo para evitar ferimentos graves em caso de um acidente.

  1. Use meios de protecção apropriados

Crianças dos 0 a 7 anos de idade devem usar meios de protecção próprios ou seja, especialmente para crianças: cadeirinha ou assento com elevação e não podem sentar no banco de frente do carro.

  1. Respeite os peões

Os que conduzem carro, mota ou bicicleta devem respeitar os que andam a pé. Há muita gente caminhando pelas ruas, por isso é preciso ter cuidado e respeitar essas pessoas.

  1. Nunca conduza se estiver bêbado

Se conduzir não beba! O álcool ou bebida e outro tipo de droga deixa a pessoa sem capacidade de agir de forma consciente e isso pode resultar em acidentes, colocando a própria vida em perigo e a vida de muitas pessoas que circulam nas estradas.

  1. Respeite os limites de velocidade

Respeite os limites de velocidade, as regras e os sinais de trânsito (semáforo), o verde é para passar, amarelo indica que a passagem está para fechar e deve se ter atenção ou parar para evitar passar enquanto o sinal de passagem fechou, o Vermelho é para parar e esperar o sinal de passagem.

  1. Respeite os lugares reservados

Respeite os lugares reservados para idosos e pessoas portadoras de deficiência, isso facilitará a deslocação dessas pessoas nas estradas e garantirá a tranquilidade nas estradas visto que eles não estarão a andar de qualquer maneira.

  1. Se estiver a conduzir, o celular pode esperar

Guarde o celular sempre que estiver a conduzir, pois o celular tira a atenção e devido a esta falta de atenção a pessoa pode bater um posto, uma parede, outro veículo (carro, mota ou bicicleta) ou mesmo atropelar uma pessoa.

  1. Evite mexer o celular enquanto caminha

Não mexa o celular enquanto caminha ou anda, principalmente, se estiver a atravessar a rua é muito perigoso, o celular distrai e quando distrai a pessoa esquece que está na estrada e atravessa sem pensar ou no lugar errado e isso provoca acidente.

  1. Não conduza se estiver cansado

Se estiver cansado ou com sono não conduza. O sono pode levar-te a comportamentos de risco na estrada ou podes ter uma soneca no meio da rua enquanto conduz e isso pode causar acidentes.

  1. Olhe 2 vezes para os lados antes de atravessar

Antes de atravessar olhe bem para os lados, duas vezes para o lado direito, duas vezes para o lado esquerdo, para trás e para frente, se não estiver a vir nenhum transporte pode atravessar.