Conceito de democracia e suas vantagens

Democracia é a forma de organização política em que as pessoas são livres de escolher seus representantes ou aqueles que estarão em frente do povo a governar. A escolha é feita por meio de voto.

A palavra Democracia vem do grego demokratia que significa “Governo do Povo”. As decisões políticas importantes estão com o povo. O presidente é o maior representante do povo.

A democracia tem leis e bases que protegem os direitos humanos. No acto do voto, a maioria é que vence ou seja, a pessoa ou candidato que tiver maior número de votos.

Em uma Democracia existe divisão do poder ou seja, o poder não está nas mãos de uma pessoa, as tarefas são distribuídas e as decisões são tomadas tendo em conta a opinião de todos.

Existem diferentes formas da Democracia: Democracia directa e a Democracia representativa.

Democracia directa ou pura é quando o povo escolhe através de voto, enquanto na Democracia representativa ou indirecta, o povo escolhe ou indica alguém para tomar decisões em seu nome, ou seja, o representante transmite as ideias do povo.

Conheça as vantagens da Democracia

  • Protecção dos direitos humanos fundamentais, isto é, o cidadão tem direito de falar o que pensa, dar opinião nos debates relacionados a diversos assuntos que lhes afectam. Tem direito de escolher o seu partido e a pessoa que estará em frente do mesmo.
  • Garantir que os cidadãos sejam livres em escolher a sua religião. O cidadão tem direito a escolher e frequentar a religião que deseja, querendo pode não fazer parte de nenhuma delas.
  • Assegurar que os cidadãos participem na vida política, elegendo os seus representantes ou dirigentes, mostrando a importância de participar nos processos eleitorais, isto é, votar por conta própria e não deixar que outros escolham por ele.
  • Assegurar que a língua, crenças e a cultura de cada sociedade seja respeitada, isto é, todos têm o mesmo direito independentemente da cor da pele, da língua que fala, da religião que acredita, do nível de vida (seja rico ou pobre).
  • Garantir que haja oportunidades iguais, independentemente da cor da pele, do género (homem ou mulher), da religião, função na sociedade, todos têm os mesmos direitos e devem participar sem limitações em qualquer actividade.