Formas de organização das Comunidades locais

As comunidades locais em Moçambique estão organizadas em Conselhos Locais, Fóruns Locais, Comités Comunitários e Fundos Comunitários.

Os Conselhos Locais, Fóruns Locais,  Comités Comunitários e os  Fundos Comunitários são formas de  organização  das comunidades  nos distritos.

 Conselhos Locais

O Conselho Local (CL) é um meio de consulta dos representantes da comunidade local, onde buscam ou procuram soluções para resolver os problemas e responder as perguntas relacionadas com a vida da população, o seu bem-estar e o desenvolvimento equilibrado ou igual, participativo ou que todos têm a oportunidade de participar.

Fóruns Locais          

Os Fóruns Locais (FLs) são normas públicas que tem como objectivo organizar os representantes das comunidades e dos grupos de interesses locais para permitir que eles falem das principais preocupações e necessidades (o que a comunidade mais precisa) da comunidade.

Comités Comunitários

Os Comités Comunitários (CCs) são formas de organização das populações para permitir que as comunidades trabalhem na identificação e procura de soluções dos seus problemas, podendo enviar outras preocupações às organizações relacionadas com as áreas públicas. Estes Comités podem ser criados e organizados para realizar a gestão e controle da terra, água e outros recursos naturais, das escolas, dos postos de saúde e outras instituições sem fim ou objectivo de ganhar lucro com as actividades do local.

Está determinado que todos os comités ou comissões existentes devem indicar um representante para participar das reuniões, dar opinião e receber conselhos para o bem da comunidade.

 Fundos Comunitários

Os Fundos Comunitários (FCs) são ideias criadas para ajudar a comunidade a ter dinheiro para melhorar o que é preciso naquele momento e ajudar no desenvolvimento da comunidade. Estes fundos podem ser financiados ou apoiados e dado por pessoas ou organizações que fazem parte do país ou organizações de outros países, mas podem também vir das contribuições das pessoas que fazem parte da comunidade.