Saiba o que significa Consulta Comunitária

A palavra “consulta comunitária” é usado para indicar a actividade que o Governo faz de modo que as pessoas de uma determinada comunidade, participem com as suas ideias para influenciar a tomada de decisão por parte do Governo. Neste processo, participam as pessoas que vivem e não vivem nessa comunidade, donos de negócios ou comerciantes, e outras pessoas interessadas nos diversos assuntos da comunidade.

A Consulta Comunitária acontece quando o governo vai ao encontro dos membros ou representantes da comunidade local para ter informação e conselho sobre um determinado assunto, antes de tomar decisão sobre a matéria. Mas atenção, isso não significa que a decisão que será tomada é conjunta, isso porque o Governo pode tomar decisões que não tem a ver com a opinião ou sugestão da comunidade, apesar de consulta ser um meio que pode influenciar na tomada de decisões.

A consulta comunitária é uma forma de participação comunitária, visto que envolve pessoas com necessidades e objectivos parecidos ou não, em decisões que afectam suas vidas.

A consulta comunitária é uma maneira que através do qual os dirigentes do Distrito tem informações sobre as ideias das suas comunidades antes de tomarem uma decisão.