Qual é a importância da consulta comunitária

A consulta comunitária é importante porque garante a existência de boa governação, uma vez que a comunidade participa com ideias para melhoria e desenvolvimento da comunidade. Com a participação dos cidadãos, as decisões ou soluções tomadas serão mais justas e transparentes, na medida em que a comunidade fala das suas necessidades e as decisões e soluções serão tomadas tendo em conta as suas preocupações.

Para uma boa governação, é preciso envolver as comunidades, porque são elas que conhecem os reais problemas da comunidade, não adianta decidir assuntos para uma comunidade sem antes a consultar a respeito do assunto.

A boa governação é atingida quando os representantes tomam decisões tendo em conta o envolvimento e participação das comunidades nas actividades do governo local.

A consulta comunitária é uma forma de envolver a comunidade nos assuntos ligados ao processo de governação. No entanto, facilita na identificação dos problemas e as possíveis soluções, melhora a relação entre o governo local com a comunidade. Contribuindo assim na solidificação da democracia e o desenvolvimento da comunidade.